Bloqueios anestésicos guiados por ultrassom no diagnóstico diferencial da dor.

A utilização do equipamento de ultrassonografia para guiar procedimentos intervencionistas tem-se tornado cada vez mais frequente.

O principal benefício dessa técnica é aumentar a precisão do procedimento, permitindo ao médico maior segurança e diminuindo a incidência de falha.

Bloqueios analgésicos são procedimentos realizados para o alívio imediato da dor.

Os bloqueios guiados por ultrassom, por meio de injeções de anestésico local, associado ou não a medicamentos podem ser realizados com finalidade diagnóstica, prognóstica e/ou terapêutica. Esses procedimentos aliviam a dor por meio da interrupção da via sensitiva que leva a informação da dor ao sistema nervoso central.

Podem envolver outras medidas terapêuticas tais como a associação com analgésicos, antiinflamatórios, biomateriais, bioenxertos autólogos e outros medicamentos. Os benefícios desses procedimentos consistem no controle imediato da dor, na redução da administração sistêmica ou suspensão dos analgésicos e de seus efeitos adversos, e no aumento da qualidade de vida e da satisfação do paciente.

Os bloqueios anestésicos guiados por ultrassom são indicados somente de acordo com as características da dor e de acordo com o perfil do paciente, no que diz respeito à aceitação do método. Os bloqueios anestésicos guiados por ultrassom, com finalidade diagnóstica podem ser usados para determinar a origem anatômica da dor e direcionar o diagnóstico diferencial da origem das dores. Nas dores crônicas como na artrose e nas tendinopatias é comum o paciente após ser submetido a vários exames de imagem, laboratoriais e funcionais, ainda permanecer em dúvida sobre a causa da dor. Nesse caso, ao bloquearmos a região “alvo” com anestésico local ocorrerá uma interrupção temporária da dor. Com isso, podemos definir a origem e assim, definir a causa da dor, podendo dessa forma orientar e direcionar melhor o tratamento. Saber a origem ou o “gatilho” da dor é muitas vezes um desafio, e a condição fundamental para um tratamento adequado.

Portanto, para determinados tipos de dor, como as dores crônicas da artrose, os bloqueios são uma ferramenta essencial para uma abordagem adequada e segura.

Compartilhe este post.