SOROTERAPIA – TERAPIA ENDOVENOSA DE SUPLEMENTAÇÃO

Consiste na infusão direta na veia, de vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes com objetivo de suplementação, auxiliando na redução da inflamação e no tratamento de determinadas doenças (ou de suas sequelas, como por exemplo o Covid-19).

Esses suplementos visam o equilíbrio metabólico, recuperando de maneira rápida e eficiente os sistemas nervoso, endócrinos e imunológico.

A principal vantagem da suplementação endovenosa, é a absorção direta das substâncias, evitando sua passagem pelo trato gastro intestinal, e a interação dessas substâncias com alimentos ou disfunção intestinal. Determinadas substâncias tem limitações de absorção (biodisponibilidade) quando  utilizadas por via oral, como por exemplo a vitamina C, onde quando administrada dessa forma, apenas uma pequena parte da medicação é absorvida, e quando prescrita por via endovenosa, isso acontece de forma bem menos impactante (cada 3g de vitamina C ofertada via oral, terá apenas  206 mol/L de pico plasmático, enquanto que se essa mesma quantidade for administrada de forma endovenosa, teremos 1760mol/L de concentração).

Ainda citando como exemplo a vitamina C, ela só tem efeito como anti oxidante, em doses acima de 1.5g/dia e é quase impossível obter essa concentração plasmática por via oral. Outra queixa muito comum nos dias atuais, são as sequelas deixadas pelo Covid-19 (como por exemplo cefaleia, dores articulares, fraqueza muscular, queda de cabelo, déficit de memória e raciocínio, distúrbios do sono e do humor, além de outros) que podem ter sua origem na deficiência de vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes, ocasionados pela alteração metabólica e imunológica na fase ativa da doença. Essa deficiência de substratos ocasionada pela guerra imunológica pode levar meses para recuperação, e a suplementação endovenosa ajuda de forma mais rápida e efetiva na restauração do equilíbrio (da homeostasia) corporal.

Compartilhe este post.